Início >> Dicas >> Aprova Informa 61 – 4 técnicas de memorização

Aprova Informa 61 – 4 técnicas de memorização



Ola, concurseiro

À primeira vista, a grande quantidade de assuntos exigidos nos editais de concursos públicos pode parecer desesperadora – até mesmo para os candidatos mais experientes.

Sempre fica a sensação de que o tempo para estudo é insuficiente e de que o temido “branco” na hora da prova será inevitável.

Mas para Renato Alves, um dos principais especialistas em memorização do país, a receita para resolver esse problema é bastante simples: basta uma boa dose de organização e disposição para estudar da maneira correta.

Alves, que é recordista brasileiro de memorização, revelou alguns segredos sobre como guardar todo o conteúdo exigido pelo concurso e como tornar sua rotina de estudos mais eficiente.

Confira:

Organize-se

Nada mais desanimador para um candidato do que sentar à mesa e se perguntar por onde é que irá começar. Por isso, a dica é planejar previamente. Assim que o edital for publicado, liste as matérias e o material que você usará para estudá-las.

Separe os assuntos entre aqueles que exigem mais tempo de estudo e aqueles que serão apenas revisados.

Faça um cálculo para ver qual o tempo disponível você tem para cada um dos conteúdos exigidos.

Você pode dividir o número de páginas a serem estudadas de cada matéria pelos dias (e horas) disponíveis.

Para criar um planejamento mais realista, faça um teste de quanto tempo você leva para estudar determinado assunto.

Não basta ler

É importante ressaltar que de que nada vale organizar sua agenda de estudos se você não sabe como estudar de fato.

Estudo exige concentração, dedicação e tempo. Não adianta passar os olhos pela apostila e achar que isso basta para aprender todos os conceitos.

Uma boa técnica de estudo é o hábito de fazer fichamento de todo conteúdo. Alves recomenda que a cada parágrafo lido, você defina algumas palavras chaves. Ao terminar a leitura, tente explicar para si mesmo a essência do texto com base nessas palavras.

Assim, na hora de fazer a revisão, você precisará apenas recorrer às suas fichas de estudo.

Repita

De acordo com Alves, a repetição também é uma excelente maneira para memorizar conceitos. Por isso, abuse da resolução de exercícios e simulados.

No caso de questões que envolvem a memorização de uma fórmula, uma dica é fazer um cálculo que utilize essa fórmula a cada cinco horas durante quatro dias.

O especialista explica que, assim, você irá provocar um estimulo nas redes neurais, construindo uma memória de longa duração.

Mas ele alerta: a memorização efetiva só é construída a partir de conhecimento. Por isso, de nada vale decorar fórmulas ou macetes para resolver questões se você não compreender a lógica por trás de cada ação.

Invista em você

Outro alerta do especialista é de que o branco da memória pode ser um sinal de que algo não anda bem no seu organismo.

Passar o dia debruçado sobre o conteúdo do concurso e deixar de lado a alimentação correta, uma boa noite de sono e as horas de lazer pode trazer consequências ruins para a sua saúde mental e emocional A dica é sempre procurar o equilíbrio.

O Aprova Informa fica por aqui. Na semana que vem voltamos com mais dicas para você. Até lá.

source

Veja Também!

Como Estudar para as Carreiras Policiais – #02 – AlfaCon

Como Estudar para as Carreiras Policiais – #02 – AlfaCon ACESSE http://bit.ly/curso-memorizacao-renato-alves e Conheça Mais …